NOTÍCIAS E
NOVIDADES

Voluntariado na África do Sul – Como é essa experiência?

Em Kirra

Uma experiência de vida transformadora.

O intercâmbio possibilita ao viajante uma experiência de vida transformadora. Quando por motivos de trabalho voluntário, causa uma situação semelhante para a comunidade que o irá receber. Neste grupo, destacam-se o voluntariado na África do Sul, um dos destinos mais visados pelos interessados em contribuir com causas humanitárias e que necessita de muita ajuda. Vamos conhecer mais sobre essa possibilidade!?

Voluntariado para a África do Sul.

O país, que se tornou mais popular após a Copa do Mundo de 2010, apesar dos inúmeros avanços em causas igualitárias, políticas e sociais, principalmente por causa das contribuições de Nelson Mandela contra o regime do Apartheid, ainda necessita de auxilio em muitos setores como: orfanatos, asilos, hospitais e até mesmo em programas de proteção animal. Como a região ainda está se desenvolvendo, a dedicação e a boa vontade das pessoas é o que faz a diferença na vida de muitas pessoas.
Além das causas humanitárias, há vários outros motivos que podem ser listados para justificar o voluntariado na África do Sul.  A moeda local (rand) é desvalorizada em comparação com o real, o que torna o destino e os custos com estadia, alimentação, passeio, dentre outros, mais baratos, ainda mais comparado com Europa e Estados Unidos. O idioma oficial é o inglês, o que ajuda no domínio do idioma. Além disso, o país não exige visto para intercâmbio de até três meses. Contudo, isso tudo é apenas um bônus, a verdadeira motivação para tal jornada deve ser o sorriso de gratidão das pessoas que você irá ajudar.

Como fazer o programa voluntariado?

O método mais seguro e eficaz para um voluntariado para a África do Sul, é procurar uma agência de intercâmbio. Elas são responsáveis pelo intermédio entre voluntário e ONG que oferece os programas para outros países. Os interessados realizam um teste de idioma e enviam a documentação para a ONG, quando aprovados, é só preparar as passagens, tomar as vacinas e se entregar a causa. O programa You2Africa, que a Kirra Intercâmbios possui parceria é um excelente exemplo, para quem procura uma verdadeira imersão cultural e experiência de vida.
O fato é que todo mundo pode dedicar uma parte de sua vida para ajudar uma outra pessoa. Ler um livro para uma criança, ajudar um idoso em uma casa de recuperação, ensinar informática para uma comunidade carente, visitar um doente, ajudar na recuperação de um animal ferido, e mais uma infinidade de coisas. A verdade é que somente uma experiência dessas pode mostrar o quanto algo simples, pode ser um ponto departida para uma mudança total na vida de alguém.

Voltar

Veja também